Cultura na centralidade

Dia 03/12 – Sábado, 17h. CENTRO CULTURAL MISTER WATKINS

MESA CULTURA NA CENTRALIDADE – discussão sobre políticas culturais que ampliaram o conceito e o público que acessa os editais organizados pelo Poder Público.

Com Gil Marçal, Eva Doris Rosental, Oswald Barroso e Ivan Machado

Endereço:
Centro Cultural Mister Watkins
– R. Armando Sales Teixeira, 57 – Centro, Mesquita, RJ. Telefone (21) 2696-1212

Sobre os participantes:

GIL MARÇAL

Gil Marçal é produtor e gestor cultural. Coordenou o Programa VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura da Cidade de São Paulo), idealizado como mecanismo de política pública para a diversidade cultural. Foi membro de comissões de seleção de projetos de saraus e literatura nas Secretarias Estadual e Municipal de Cultura de São Paulo. Foi Membro da Comissão de Seleção de projetos do Edital de Artistas e Produtores Negros da FUNARTE entre outros. Representou o Ministério da Cultura no Estado de São Paulo e atualmente Dirige o o núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.

sec_evadoris (10).jpg

EVA DORIS ROSENTAL

A economista Eva Doris Rosental presidiu a Rio Arte, fundação de cultura da prefeitura carioca, antes de se mudar para Brasília, onde foi consultora da Presidência dos Correios para programas socioculturais e, em seguida, gerente de Patrocínios Culturais e Sociais da empresa de telefonia Brasil Telecom. De volta ao Rio de Janeiro, coordenou os projetos especiais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Convidada para assumir a Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura, no início de 2008, implantou uma linha inovadora de ações e programas de arte, acumulando, a partir de outubro de 2010, a Presidência da Funarj, na sequência de produtivos resultados de sua atuação como gestora cultural. Em janeiro de 2015, assume a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em 1º de janeiro de 2015, ampliando em sua gestão a integração dos conceitos de cultura e desenvolvimento, nas dez regiões do estado fluminense.

OSWALD BARROSO

Oswald Barroso é poeta, teatrólogo e pesquisador de cultura popular, professor da UECE,graduado em Comunicação Social, Mestre e Doutor em Sociologia (UFC), com Pós-Doutorado em Teatro (UniRio)e Especialização em Gestão Cultural (ANFIAC-Paris). Autor de 23 textos para teatro, quase todos encenados, tem 24 livros publicados, entre poesia, ensaios, reportagens, ficção, dramaturgia e etnografia. É membro da Academia Ibérica de Máscaras, detentor do título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e da Medalha de Folclorista Emérito, da Comissão Nacional do Folclore.

IVAN MACHADO

Ivan Machado é músico, produtor musical, regente coral e Historiador. Teve sua primeira formação musical na Escola de Música Villa-Lobos onde estudou Prática de Conjunto com Paulo Moura e Mestre Darcy do Jongo que, contribuíram de maneira fundamental para sua formação. Na Escola de Música da UFRJ integrou a Orquestra Sinfônica durante três anos. Graduado em História pela UNIABEU, se dedica à pesquisas ligadas à História Cultural e à Memória da Baixada Fluminense.Integrou o Conselho Estadual de Políticas Culturais – RJ (biênio 2016/2017), como conselheiro titular, representante da Região Baixada Fluminense. Em Mesquita (RJ), atuou como Conselheiro Municipal de Cultura (2013-2016) e como Gerente de Projetos e Produtor na Secretaria de Cultura da Prefeitura (2009-2012).

Todos os eventos têm entrada gratuita

Deixe um comentário