Dezembro

Todos os eventos têm entrada gratuita

Dia 03/12 – Sábado, 17h. CENTRO CULTURAL MISTER WATKINS

MESA CULTURA NA CENTRALIDADE – discussão sobre políticas culturais que ampliaram o conceito e o público que acessa os editais organizados pelo Poder Público.

Com Gil Marçal, Eva Doris Rosental, Oswald Barroso e Ivan Machado

Endereço:
Centro Cultural Mister Watkins
– R. Armando Sales Teixeira, 57 – Centro, Mesquita, RJ. Telefone (21) 2696-1212

Sobre os participantes:

GIL MARÇAL

Gil Marçal é produtor e gestor cultural. Coordenou o Programa VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura da Cidade de São Paulo), idealizado como mecanismo de política pública para a diversidade cultural. Foi membro de comissões de seleção de projetos de saraus e literatura nas Secretarias Estadual e Municipal de Cultura de São Paulo. Foi Membro da Comissão de Seleção de projetos do Edital de Artistas e Produtores Negros da FUNARTE entre outros. Representou o Ministério da Cultura no Estado de São Paulo e atualmente Dirige o o núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.

sec_evadoris (10).jpg

EVA DORIS ROSENTAL

A economista Eva Doris Rosental presidiu a Rio Arte, fundação de cultura da prefeitura carioca, antes de se mudar para Brasília, onde foi consultora da Presidência dos Correios para programas socioculturais e, em seguida, gerente de Patrocínios Culturais e Sociais da empresa de telefonia Brasil Telecom. De volta ao Rio de Janeiro, coordenou os projetos especiais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Convidada para assumir a Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura, no início de 2008, implantou uma linha inovadora de ações e programas de arte, acumulando, a partir de outubro de 2010, a Presidência da Funarj, na sequência de produtivos resultados de sua atuação como gestora cultural. Em janeiro de 2015, assume a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em 1º de janeiro de 2015, ampliando em sua gestão a integração dos conceitos de cultura e desenvolvimento, nas dez regiões do estado fluminense.

OSWALD BARROSO

Oswald Barroso é poeta, teatrólogo e pesquisador de cultura popular, professor da UECE,graduado em Comunicação Social, Mestre e Doutor em Sociologia (UFC), com Pós-Doutorado em Teatro (UniRio)e Especialização em Gestão Cultural (ANFIAC-Paris). Autor de 23 textos para teatro, quase todos encenados, tem 24 livros publicados, entre poesia, ensaios, reportagens, ficção, dramaturgia e etnografia. É membro da Academia Ibérica de Máscaras, detentor do título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e da Medalha de Folclorista Emérito, da Comissão Nacional do Folclore.

IVAN MACHADO

Ivan Machado é músico, produtor musical, regente coral e Historiador. Teve sua primeira formação musical na Escola de Música Villa-Lobos onde estudou Prática de Conjunto com Paulo Moura e Mestre Darcy do Jongo que, contribuíram de maneira fundamental para sua formação. Na Escola de Música da UFRJ integrou a Orquestra Sinfônica durante três anos. Graduado em História pela UNIABEU, se dedica à pesquisas ligadas à História Cultural e à Memória da Baixada Fluminense.Integrou o Conselho Estadual de Políticas Culturais – RJ (biênio 2016/2017), como conselheiro titular, representante da Região Baixada Fluminense. Em Mesquita (RJ), atuou como Conselheiro Municipal de Cultura (2013-2016) e como Gerente de Projetos e Produtor na Secretaria de Cultura da Prefeitura (2009-2012).

Dia 06/12 – Terça-feira, 19h. Teatro do Oi Futuro Flamengo.

MESA ATITUDE – artistas e formadores de opinião debatem o ativismo e a militância – e quais as suas conseqüências – na vida política do Brasil.

Com Gregório Duvivier, Bia Lessa, Elisa Lucinda e Silvio Tendler

Endereço:
Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Telefone: (21) 3131-3060

GREGÓRIO DUVIVIER

Ator, escritor e roteirista, Gregório Duvivier forma o time de sócios fundadores do Porta dos Fundos. Iniciou seus estudos de teatro aos 9 anos no Tablado, no Rio de Janeiro. Formou o espetáculo “Z.É. – Zenas Emprovisadas” e atualmente está em turnê com as peças “Uma Noite na Lua” e “Portátil”. Na televisão, atuou em “Junto e Misturado” (Globo), “O Fantástico Mundo de Gregório” (Multishow), “O Grande Gonzalez” (Fox), destas duas também foi roteirista, entre outras séries, e no cinema, fez parte do elenco de longas como “Apenas O Fim” (2008), “5x Favela – Agora Por Nós Mesmos” (2010), “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida” (2012) e “Vai que Dá Certo” (2013). É autor dos livros “A Partir de Amanhã eu  Juro que a Vida Vai ser Agora”, “Ligue os Pontos – poemas de amor e big bang”, “Put Some Farofa”, “Percatempos – Tudo que faço quando não sei o que fazer” e colunista da Folha de S.Paulo.

BIA LESSA

Cineasta, diretora de teatro e ópera, exposições, ganhadora de diversos prêmios em suas atividades. Seus trabalhos são exibidos em diversos países como Alemanha, França, Estados Unidos etc. Foi responsável pela criação do Pavilhão do Brasil na Expo 2000 em Hannover, Mostra do Redescobrimento – Bienal de SP, pela reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Ópera O trovador, pelo filme CREDE-MI apresentado em festivais internacionais (Berlim, NY, São Francisco etc.), documentário Humanidade, pelo Pavilhão Humanidade 2012 durante a Rio +20 no Forte de Copacabana, reinauguração dos painéis GUERRA E PAZ de Cândido Portinari na ONU, por inúmeros espetáculos, operas exposições e filmes.

Elisa Lucinda Atitudes  (2) foto Simone Portellada.jpg

ELISA LUCINDA
Poeta, atriz, jornalista, professora e cantora. Com 17 livros publicados, é uma das autoras que mais vendem no Brasil. Seus livros – dentre os quais os que compõem a Coleção Amigo Oculto,  voltada para o público infanto-juvenil, que lhe rendeu, em 2002, por “A menina transparente”, o Prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) – percorrem o país sendo lidos, interpretados e encenados. O Projeto Versos de Liberdade, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas, é um dos desenvolvidos pela sua instituição, a Casa Poema, além de cursos de Poesia Falada para todos.

SILVIO TENDLER

O cineasta é licenciado em História pela Université de Paris VII/Jussieu, mestre em Cinema e História pela ÉcoledesHautes-Études/Sorbonne e especializado em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no MuséeGuimet, naquela universidade. À frente da Caliban Produções Cinematográficas, fundada em 1981, direcionou a empresa para a especialização em filmes históricos de cunho social. Em 35 anos de atuação com a Caliban, e 48 anos de cinema, Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental e vídeos, além de 12 séries. Possui as três maiores bilheterias do documentário brasileiro (“Os anos JK – Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango”) e mais de sessenta prêmios, dentre eles seis Margaridas de Prata – C.N.B.B e o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra.

Dia 07/12 – Quarta – feira, 18h. Teatro Oi Futuro Flamengo

MESA “O Ato criador : de Prometeu a Frankenstein”, COM LEANDRO KARNAL

Num poema conhecido, o melancólico Augusto dos Anjos questionou a origem das ideias:

De onde ela vem?! De que matéria bruta

Vem essa luz que sobre as nebulosas

Cai de incógnitas criptas misteriosas

Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta

Do feixe de moléculas nervosas,

Que, em desintegrações maravilhosas,

Delibera, e depois, quer e executa!

Leandro Karnal é historiador, doutor em História social pela USP e professor na UNICAMP.  É convidado de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Escreveu em autoria ou co-autoria mais de dez livros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil, como “Verdades e Mentiras” ; “Felicidade ou Morte”; “Pecar e Perdoar”; “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”; “História dos Estados Unidos “ e “Conversas com um jovem professor”. É membro do conselho editorial de muitas revistas científicas do país. É colunista fixo do jornal Estadão e tem participações semanais nas rádios e canais de TV do grupo Bandeirantes. Foi entrevistado por quase todos os grandes nomes da televisão como Jô Soares e  Marília Gabriela e suas análises ocupam páginas de revistas de circulação nacional. Seus vídeos e frases circulam pela internet com grande popularidade.

Endereços:
Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Telefone: (21) 3131-3060

Dia 13/12 – Terça-feira, 18h30. Auditório do CBAE – UFRJ

MESA “QUE NOVOS ATORES POLÍTICOS?”

O mundo moderno, em todo lugar, passa por transformações fundamentais. O debate vai se concentrar em demonstrar  a luta de classes que terminou no golpe jurídico-midiático de 2016 e a importância do Brasil peça do quebra cabeças que está sendo montado pela atual elite econômica mundial em todos os lugares.

Endereço:
Auditório do CBAE – Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Telefone: (21) 2552-1195

ANDRÉ LÁZARO

Professor associado da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, pesquisador da Faculdade Latino americana de ciências sociais, Diretor da Fundação Santillana. No período de 2004 a 2011 atuou no MEC, tendo sido diretor e Secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).

FOTO DE JESSE SOUZA.jpg

JESSÉ SOUZA

Professor e pesquisador brasileiro. Formado em Direito, é Mestre e Doutor em Sociologia (Universidade de Brasília, 1986, e Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha, 1991), com pós doutorado em filosofia e psicanálise (New School for Social Research de Nova Iorque, EUA, 1995) e livre docência em sociologia (Universität Flensburg, Alemanha, 2006). Autor e organizador de 25 livros e diversos artigos sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil. É Professor titular de ciência política da UFF. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no governo Dilma Rousseff.

MÁRCIA TIBURI

Márcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. Ensaísta e romancista, publicou diversos livro, entre eles “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro (Record, 2015) e Uma fuga perfeita é sem volta (2016). É Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e colunista da revista Cult.

Dia 15/12, Quinta-feira, 14h. TEATRO
OI FUTURO FLAMENGO

MOSTRA OUTRAS POSSÍVEIS

Mostra artística com doze artistas, arteiros, grupos ou coletivos selecionados para apresentar as outras possibilidades que estão surgindo nessa sociedade, mas que já tratam das novas relações amorosas, emocionais, estéticas e criativas. Queremos estimular o experimentar, testar, ousar e refletir novas abordagens, que tragam as novas vivências. Performances, cenas, leituras dramáticas, poesias, intervenções e novas tecnologias, fotografias, propostas criadas especialmente com o tema Outros Possíveis.

Endereço:
Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Telefone: (21) 3131-3060