Um corpo desconhecido

Dia 19/10 – quarta-feira, 19h. Oi Futuro Ipanema

Mesa: Um corpo desconhecido
Vivemos um período de culto ao corpo: o fisioculturismo, as cirurgias plásticas, as intervenções estéticas, as tatuagens, os medicamentos contra envelhecimento ou contra gordura são exemplos flagrantes de que o corpo está, de alguma forma, em evidência. A mesa vai discutir como a arte pode reinventar esse corpo, a partir da revitalização de sua aptidão política para o compartilhamento através de ‘microativismos de afetos’. A proposta é pensar como a arte explicita a necessidade de focarmos em singularidades e não em identidades dadas a priori, fazendo da alteridade um estado de criação.

Participantes:
Kuniichi Uno –
Pensador japonês cuja produção trafega por literatura, dança, teatro e filosofia. Viveu na França, onde foi aluno de Deleuze e com quem fez uma tese sobre Antonin Artaud. Amigo de dançarinos do butô, como Hijikata Tatsumi e Tanaka Min, Uno relacionou a pesquisa artística desses autores com a produção literária francesa de Artaud e Jean Genet e a filosofia de Deleuze. Autor de ‘A gênese de um corpo desconhecido’.

Christine Greiner – Professora livre-docente da PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e no curso de graduação em Artes do Corpo. Dirige o Centro de Estudos Orientais. É autora dos livros ‘Leituras do Corpo no Japão’ (2015), ‘Corpo em Crise’ (2010) e ‘Corpo, pistas para estudos indisciplinares’ (2005), entre outras coletâneas e ensaios.

Local:
Oi Futuro Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema. Telefone: (21) 3131-9333

Deixe um comentário