Mesa Ocupa

Dia 17 de novembro, quinta-feira, UERJ

– OCUPA MinC

A Mesa Ocupa traz uma roda de conversa com integrantes e observadores de diversos ‘Ocupa’, movimentos que estão agitando o panorama político do país com suas reivindicações sociais, fruto das retiradas de direitos sociais promovido pelo poder público.

Participantes:

ana-julia-ribeiro-ocupas
ANA JÚLIA RIBEIRO (OCUPA PARANÁ)
Estudante secundarista do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães (CESMAG), Curitiba, PR. Ativista na luta por uma educação pública de qualidade e dos Direitos Humanos. Como porta voz dos secundaristas discursou na Assembléia Legislativa do Parané, na Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal, além de levar as pautas dos estudantes ao conhecimento da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e do Fund das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Nazaré Brasil (Ocupa São João – SP)
Nazaré Brasil, moradora da Ocupação São João, há seis anos no Centro de São Paulo, transformou seu ateliê na ocupação em residência artística como contrapartida Social e Cultural. Atualmente, coordena o projeto Café Imaginário da Secretaria Municipal de Cultura (Programa VAI). A Ocupação integra o Movimento da Frente de Luta por Moradia (FLM), que desde 2013 ocupa imóveis fechados, sem o devido uso social, por conta da especulação imobiliária ou morosidade do Judiciário.

Ana Lúcia Pardo (Ocupa MINC – RJ )
A jornalista, produtora cultural e gestora pública Ana Lúcia Pardo, participante do Ocupa MinC – movimento iniciado por artistas e fazedores cariocas da cultura que resultou na ocupação de prédios públicos do Ministério da Cultura (MinC) em todas as capitais do país, em resposta ao Golpe 2016 – contará como foi o processo de ocupação e seus desdobramentos.

Liana Cirne Lins (Advogada do Ocupe Estelita – PE)
A professora da Faculdade de Direito do Recife (PE) e do Mestrado em Direitos Humanos da UFPE, Liana Cirne Lins, é ativista e foi advogada de diversos movimentos sociais e, em especial, do Movimento Ocupe Estelita – iniciado, em 2014, para tentar conter a construção de um megaempreendimento de 13 torres na beira do mar do Recife, que é alvo da justiça e dos ativistas por tentar demolir antigos armazéns.

Gabriel Richards (Ocupa Amaro – RJ)
O estudante Gabriel Richards foi ocupante do C.E. Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado, RJ. Militante do movimento, foi presidente do conselho escolar no seguimento de alunos e do grêmio estudantil do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino ao Ensino Médio na Rede estadual. É ex-parlamentar juvenil pela Alerj (projeto da Secretaria Estadual de Educação do RJ). A experiência de uma semana o fez entender sobre democracia e política, e o levou a participar das greves, debates e a ocupar o seu colégio, reivindicando uma educação verdadeiramente pública, gratuita, laica, emancipatória e de alta qualidade.

Denis Saffer (Ocupa SUS – RJ)
Denis Saffer, psicólogo, é representante do Ocupa SUS RJ, Movimento que ocupou o prédio do Ministério da Saúde, no Centro do Rio, em reação à ofensiva observada por trabalhadores e usuários do SUS contra o setor da saúde, com ameaças de privatização, crescente precarização das condições de trabalho e serviços ofertados.

Natália Trindade (Ocupa UERJ)
Diretora de políticas institucionais do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Uerj. O movimento Ocupa UERJ pleiteia recomposição do orçamento da Uerj, regularização dos pagamentos de bolsas, salários e de todas as garantias trabalhistas e posiciona-se contra o reajuste zero e os recentes golpes sofridos pela Educação no Estado.

Marcella Francelina Vieira Camargo (Mediadora)
Marcella é produtora cultural, antropóloga e militante da Diversidade Cultural. Pesquisadora orgânica de movimentos sociais e políticos, trabalha com temas ligados ao feminismo, juventude e cultura. Fez parte da Ocupação da sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, conhecido como Ocupa MinC RJ – verdadeiro laboratório de experimentações coletivas democráticas.

Endereço:
Auditório 111, UERJ – R. São Francisco Xavier, 524 11° andar, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, Telefone: (21) 2334-0639

Deixe um comentário