DESAFIOS DA AMAZÔNIA NO SÉCULO 21

A primeira mesa tem o objetivo de apresentar uma visão global sobre o desenvolvimento da Amazônia, e suas metamorfoses, a partir de uma perspectiva histórica e social, especialmente a questão indígena, e os projetos “desenvolvimentistas”  para a região.

Participantes:

JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE
Professor da Pós-Graduação em Memória Social da UniRio e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas. Publicou: “Rio Babel – a história das línguas na Amazônia”, “Políticas de línguas no novo mundo”, “Línguas Gerais – Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial”, “Os Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro”, “Os índios em Arquivos do Rio de Janeiro” e “A Amazônia no período colonial”.

ALDÍSIO FILGUEIRAS
Compositor, poeta e jornalista amazonense. Sua estreia literária aconteceu em 1968, com o livro de poemas Estado de Sítio, que teve circulação proibida pela censura.  Porto de Lenha, um dos maiores sucesso da música regional, foi composta por Aldísio em parceria com o compositor Torrinho. Membro da Academia Amazonense de Letras.

MARILENE CORRÊA
Professora e pesquisadora dos Programas de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas.

MEDIAÇÃO: ANA LUCIA PARDO
Ana Lúcia Pardo é curadora do Ciclo Ato Criador – Outros Possíveis, atriz, jornalista e gestora cultural.

Informações:
ENTRADA FRANCA
Dia 7/09 – quarta-feira, 15hs
Teatro Centro de Artes UFF – Niterói
R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ

Telefone: (21) 3674-7515

Programação integrada ao Festival Nacional de Cultura Popular (FNCP) e ao Seminário Arte, Cultura e Mediação, realizados pelo Centro de Artes UFF, Ministério da Cultura, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea – MAC, Niterói.

Deixe um comentário